Salvem Ponta Preta

20:54





Para começo da conversa, não pretendo fazer uma análise técnica dos impactos dessa obra, simplesmente porque sou um leigo na matéria e porque este estudo já foi feito por pessoas que entendem do assunto, investigação que pode ser encontrado aqui.

Já é do conhecimento de todos que a onda e o vento em Ponta Preta têm sido afectada desde a construção dos edifícios hoje existentes na sua orla. 

Só pela onda existente nessa costa e pelo valor recreativo que ela oferece à população local e aos estrangeiros que aqui vêm surfar justifica-se que essa MONSTRUOSIDADE seja descartada, mas a mobilização contra a construção do quebra mar não existe simplesmente para salvaguardar a onda que mas sim todo um ecossistema em perigo. E tudo isso porquê? PORQUE QUEREM QUE OS SEUS CLIENTES POSSAM SE BANHAR. 

Porquê colocar em risco algo tão… SUBLIME ?

Confesso que Já tive uma posição mais radical e desacreditada com relação ao turismo em Cabo Verde, hoje penso de forma mais equilibrada e reconheço algum benefício na economia local, mas contínuo crítico em relação aos seus impactos. O Turismo praticado aqui é uma autêntica piada, os salários são vergonhosos, o retorno para com a sociedade é nulo, simplesmente seguem a lógica do lucro. 

No meu entendimento essa obra vem nos lembrar da postura falsa dos agentes turísticos que como forma de vender o seu produto criam uma maquilhagem ecológica totalmente antagónica há sua própria existência, se os empreendimentos turísticos desse País fossem pensados (as vezes penso que nada é pensado aqui) para serem ecológicos simplesmente não existiram, pois todas elas ocupam áreas de interesse estratégico destruindo o habitat de várias espécies locais, desrespeitam as normas de construção na orla marítima, ocupam espaços enormes sem considerar o grande impacto na população local em termos de locomoção, numa semana são capazes de produzir uma quantidade de lixo superior à comunidade em que se encontram, entre outras mazelas. 

Espanta o total descaso das tais chamadas autoridades competentes para com a opinião publica e para com os impactos que alguns empreendimentos possam ter na sociedade e nas gerações vindouras, quer seja em termos sociais, ecológicos e materiais. Devemos nos lembrar que essas tais autoridades são o reflexo das nossas escolhas e que elas só ocupam o lugar na qual estão porque assim os elegemos, portanto a NÓS e aos nossos interesses devem responder e salvaguardar, logo certifique-se de que a sua voz seja ouvida e a sua opinião levada em conta, MANIFESTE-SE.

Assine a petição aqui



TEXTO: FNINGA
IMAGENS: RICARDO PINA / INTERNET

You Might Also Like

0 comentários

Publicação em destaque

Joselito o Shaper Kriol

Joselito do Rosário é um shaper Cabo-verdiano, estabelecido em Portugal e ultimamente tem se tornado proeminente na cena surf nacional. ...