Joselito o Shaper Kriol

19:58




Joselito do Rosário é um shaper Cabo-verdiano, estabelecido em Portugal e ultimamente tem se tornado proeminente na cena surf nacional. Se fazes parte da cultura surf por aqui provavelmente já ouviste falar dos troféus oferecidos durante a Blue Wax Fest. Quem conhece o nosso povo sabe que somos dotados de um talento para criar, em muitas ocasiões transformando o pouco em muito, e como Kauberdiano que é, Joselito não foge à regra.

A sua paixão e dedicação têm sido cada vez mais reconhecido por aqui, numa área em que até agora muitos cabo-verdianos não se aventuraram, a arte de fazer os brinquedos que levamos à água, as pranchas. Partilhamos um domingo de verão com Joselito, em meio a actuação na sala de shape, no papel de Pai, enquanto partilha o tempo com o filho Gabriel pudemos conversar e perceber um pouco da sua jornada. 

Como a maior parte dos emigrantes o seu percurso foi e têm sido repleta de desafios, mas que meticulosamente trabalhados têm cada vez dado os seus frutos.  Rapaz de índole tranquila, nasceu em São Vicente e cresceu praticamente em Mindelo, até se mudar para Portugal em 2012 depois de ter se casado. 
Criar pranchas foi uma circunstância do acaso “tinha acabado de chegar em Portugal e foi a primeira oportunidade de emprego que encontrei”. Joselito trabalhava na área de construção, foi para fazer a divisão das salas de shapes, e os donos da obra logo perceberam que ele tinha talento para as artes manuais e o convidaram para ficar. Para se tornar um shaper, teve que gradualmente ir aprendendo o ofício, começando na sala dos copinhos (artefacto que conecta as quilhas à prancha), passando para a lixa, mais tarde a laminação e só depois o shape em concreto. Nesse processo teve influências de shapers como o Lufi, Raul Wanderlich e Daniel Bartoli dois dos últimos com quem teve a oportunidade de trabalhar, um processo que nas suas próprias palavras lhe foi “muito interessante que exigiu muita dedicação e esforço, porem o resultado foi-me e é-me gratificante”. 

Semelhante ao momento actual em que o processo de criação de pranchas está cada vez mais abrangente, a arte de Joselito não se resume somente as pranchas ditas de performance, ou seja, triquílias. Cada vez mais, surfistas já não se limitam a surfar pranchas parecidas como as que são usadas pelos profissionais que formam o circuito mundial, mas sim uma grande variedade de formatos diferentes que permitem uma conexão melhor com as condições locais, e é essa a sua vontade, inovar, dedicar-se a fazer um pouco de tudo desde longboards, twin fins, short boards, e inspirações do passado (retrôs). 

Apesar de viver no estrangeiro, mantém estreita relação com a terra natal, o lugar que ama muito e que esteve e surfou pela última vez em 2017. Acredita Cabo verde tem um grande potencial para o surf, com boas e lindas praias, tudo para desenvolver e dar mais a conhecer essa actividade, mas que ainda precisamos de mais apoios e divulgação e que o Governo devia investir para dar mais a conhecer mais o Surf em Cabo Verde. 

JR tem muitos projectos todos relacionados com surf e Cabo Verde, que mantém em privado por ainda estarem em fases iniciais, mas que estão a chegar. Assim como o próximo set, esperamos ansiosamente pelo que está por vir. 




Texto: Fninga
Fotos: Fninga

You Might Also Like

0 comentários

Publicação em destaque

Joselito o Shaper Kriol

Joselito do Rosário é um shaper Cabo-verdiano, estabelecido em Portugal e ultimamente tem se tornado proeminente na cena surf nacional. ...