RIP Buttons Kaluhiokalani

20:14


Há três dias atrás era considerado uma lenda viva do universo das ondas.

Kaluhiokalani, Montgomery ou simplesmente "Buttons" nasceu nas ilhas do Havaí, mais precisamente na cidade de Honolulu, mas cresceu na costa norte da ilha de Oahu, a famosa North Shore, onde começou a surfar com nove anos.

Quando a sua mãe lhe deu o apelido de "buttons" (botões) devido ao aspecto cacheado do cabelo que dizia ser parecido com botões na cabeça, ela jamais imaginou que mais tarde este seria o apelido usado para nomear um dos grandes filhos do Havaí e uma das grandes lendas do surf.


Reprodução em tela feita por Daniel Obradovic Duarte, da famosa foto de Jeff Divine em 1972
Tendo crescido em meio a outras lendas como Gerry Lopez, Eddie Aikau, Jock Sutherland, Rory Russell, ele mesmo pelo seu estilo inovador espontâneo e solto também se tornou um marco, revolucionou a forma como até então se surfava e estabeleceu um padrão de alta performance que têm resultado no que hoje se vê padronizado nos "lines ups" pelo mundo afora.


Ultimamente tinha estado a trabalhar em campanhas de conscientização contra o uso das drogas, um mal que ele mesmo experimentou e que o manteve longe surf durante um largo período, mas da qual se conseguiu livrar.

Recentemente com 51 praticou tow in em Teahupoo, aquilo que ele considera ser a maior loucura que alguma vez cometeu na sua vida.
De sorriso largo e estilo inconfundível o surf perde mais uma das suas lendas.




 
Texto: Fninga
Imagens: Internet



You Might Also Like

0 comentários

Publicação em destaque

Joselito o Shaper Kriol

Joselito do Rosário é um shaper Cabo-verdiano, estabelecido em Portugal e ultimamente tem se tornado proeminente na cena surf nacional. ...