Arte ao Pulsar das Marés

13:56



A meu ver uma das fórmulas para diferenciar a arte excelente da arte comum, é a formula tempo a importância que a obra do artista ganha ou perde ao longo dos anos e das gerações: a musica de Berhane Selassie (Bob Marley) os quadros de Van Gogh, a literatura de Chinua Achebe (Romancista Nigeriano), entre tantas outras criações humanas que hoje moldam a nossa visão de mundo. Nesse sentido a obra do artista que apresento aqui, entra em conflito com essa relação tempo/arte. 

Surfista natural de Santa Cruz estado da California, Jim denevan de 50 anos é considerado um dos melhores artistas de areia do mundo, nos últimos anos têm criado diversas obras nas praias da califórnia e em outras partes do globo. São maioritariamente formas geométricas e espirais que chegam a cobrir quiilômetros de terreno, feitos com base em fórmulas matemáticas, essas obras duram em média cinco horas para serem criadas e têm a duração do movimento das marés ou da velocidade com que o vento sopra, arte que contém a efemeridade nos seus genes mas que é extremamente bela e relevante.


Cativa-me esse aspecto descompromissado da criação artística. A temporalidade da arte é uma característica significativa mas não definitiva, pois se bem observar-mos a mais bela das criações artísticas, a Vida é também tão bela, frágil, transitória e fugaz... e ao mesmo tempo tão eterna, como as ondas do Mar.







Veja mais aqui: www.jimdenevan.com





Texto: Fninga
Imagens: Internet






You Might Also Like

0 comentários

Publicação em destaque

Joselito o Shaper Kriol

Joselito do Rosário é um shaper Cabo-verdiano, estabelecido em Portugal e ultimamente tem se tornado proeminente na cena surf nacional. ...