Fôlego - Tim winton

20:55







O Romance Folego do autor Australiano Tim Winton é um livro surpreendente, carregado de emoções fortes, uma bela narrativa que tem o surf como paixão central, relato em retrospectiva da vida do paramédico Bruce Pike sobre a própria adolescência na Austrália dos anos setenta (70). 

Pikelet um jovem residente de uma pacata vila, que durante o seu processo de formação, juntamente com o seu amigo, o inconsequente Lonnie descobrem no surf uma forma fascinante de estar na vida bem como todo o agregado de emoções que fazem da adolescência uma época única, da coragem à imprudência da competição à amizade, da admiração à solidão, das maluquices, da sabedoria à vaidade.

"Sempre vou me lembrar da minha primeira onda naquela manhã. O cheiro da parafina, da salmoura, dos arbustos. A maneira como a ondulação se avolumou embaixo de mim, como um corpo  que se enche de ar. O modo como a onda me impulsionou para frente e como fiquei em pé, patinando com o vento gerado pelo impulso passando pelas minhas orelhas. Eu me inclinei contra a parede de água e a prancha me obedeceu como se fosse parte do meu corpo e da minha mente. A névoa dos borrifos de água. As infinitas faíscas de luz. Lembro daquela figura solitária me observando na praia e o vulto do sorriso de Lonnie quando passei voando; eu estava embriagado. E embora eu já tenha vivido o bastante para ser o velho que sou hoje, com alguma felicidade para compensar as besteiras que já fiz, ainda julgo cada momento de alegria, cada vitória e revelação à luz daqueles poucos segundos de vida."
 
Dois jovens que tentam se situar no mundo à medida que enfrentam os medos e se rebelam contra os padrões impostos pela sociedade enquanto procuram pelas suas próprias essências.
Juntos os dois amigos conhecem Sando um excelente surfista e uma espécie de Guru Místico do surf, pessoa por quem desenvolvem uma profunda admiração e pelo qual passam a competir pela atenção, passando a frequentar contra a vontade dos pais, a sua casa de madeira, onde uma velha Volkswagen, um cachorro vermelho, pranchas novas, muita maconha e brigas com Eva (a sua mulher e ex-esquiadora profissional) compõem o exotismo que os encanta e os aprisiona.

"Conversávamos sobre destreza, coragem e sorte - nós dois tínhamos tudo isso, e logo iríamos surfar para brincar com a morte -, mas para mim ainda havia aquela sensação proibida de fazer algo gracioso, como se dançar sobre a água fosse o melhor e mais corajoso ato que um homem poderia desempenhar."
 
Um livro Soberbamente escrito, com uma linguagem simples mas profunda, um romance de alto nível, acessível e cativante. Ainda não li muitos romances à volta do surf mas este é um grande exemplo de uma narrativa que desliza com elegância por todas as ondas.


Texto: Fninga
Imagem: Fninga



You Might Also Like

0 comentários

Publicação em destaque

Joselito o Shaper Kriol

Joselito do Rosário é um shaper Cabo-verdiano, estabelecido em Portugal e ultimamente tem se tornado proeminente na cena surf nacional. ...