Paula

16:44


Paula é uma das poucas surfistas do sexo feminino na vila de Santa Maria, que além de Mãe e esposa ainda inventa tempo para ir à praia. Para quem já teve a oportunidade de vê-la nesse ambiente predominantemente masculino, ela esbanja style e graciosidade no seu longboard, que aliás é a categoria de surf que mais aprecia. Fica aqui um pouco da perspectiva dessa surfista.


1 - Como foi a sua infância, como foi crescer em Santa Maria perto do mar

Nasci em Espargos e cresci em Santa Maria, de um modo geral a minha infância foi tranquila, embora não tenha sido fácil em relação ao assunto “mar” pois naquele tempo a mentalidade ainda era antiga, sendo mulher tinha que ajudar a cuidar dos irmãos, da casa, não sobrava muito tempo para ir à praia. O mar era mais um passatempo das férias de verão, quando a família organizava piqueniques.

2 - Lembras de quando começou o interesse pelo surf?

Começou quando eu saia de casa escondida para ir à praia praticar voleibol, no começo sempre via o pessoal praticando, gostava mas ainda não tinha surgido o interesse para tentar. O interesse veio quando comecei a andar com alguns amigos que faziam surf, na mesma época em que conheci o meu marido que também pratica surf, fomos um dia a um spot, decidi que queria experimentar, a partir desse dia comecei a prática no “reef” e aqui estou eu hoje.

Inspirações da Paula.


3 - Qual o papel que o surf desempenha na sua vida?

O surf me dá liberdade, um bem-estar na vida inexplicável, é algo que dá algum sentido para a vida, cada pessoa faz algo que a inspira, a mim o que me inspira é o surf.

4 - Além de surfista és mãe, como tens conseguido conciliar essas duas realidades?

Nem sempre é possível juntar as duas coisas, nem todas as vezes quando há ondas eu posso ir surfar, mas com a ajuda da minha família e também com uma certa organização, tenho conseguido juntar as duas coisas. A minha mãe ajuda-me e apoia-me bastante.

5 - No surf quem te inspira?

Não existe um atleta em particular que me inspire pois o que vemos na maior parte das vezes são aquelas que correm o circuito mundial, e quando falo de surf falo do aspeto das pessoas comuns.



6 - O que pensas da participação feminina no cenário surf de cabo verde?

Há cada vez mais meninas na água e isso é extremamente positivo, muito embora a maior parte das meninas ainda estejam limitada ao surf de pranchinas. Nós mulheres temos a nossa própria beleza e mobilidade, temos que assumir essa graciosidade diferente, então tentar surfar como se fosse um homem não é a forma de surfar que mais gosto de ver, mas claro há que respeitar as diferentes opções.

7 - Porquê Longboard?

Sou mais do Longboard porque tenho bastante interesse na história do surf e no surf antigo, e essa modalidade me parece aquela que mais é mais focada em sentir o flow, é um tipo de surf com suavidade, a forma como expresso a mim mesma na água.


8 - Que mensagem deixas para as meninas que surfam ou querem surfar?

Na nossa sociedade vejo que as mulheres têm muita vontade mas infelizmente se deixam levar por certos níveis de baixa autoestima. Não só relacionado ao surf, mas a qualquer coisa se tiverem vontade de fazer e aprender vão e façam, elas precisam acreditar mais em elas mesmas.

Isso mesmo Paula, Go longboard.



Texto:Fninga

Imagens: Pascal/Fninga/Arquivo Pessoal

You Might Also Like

2 comentários

  1. Virginia11/15/2012

    Yah ! gostei muito de ler isto, conheço a Paula só de olhos. Es verão vi ela com o seu filho na agua, com muita paciencia a ensinar o menino surfar, foram imagens muito bonitas que ficaram na minha cabeça. Força lá, continuaçao. Inspiraçao pra muito alguém sima mim.

    ResponderEliminar
  2. Mto bomm ;) Paula é veterana no surf em Cv e uma pessoa que me faz sentir orgulhosa por continuar e dar avante com seus ideais no surf e esse sentimento lindo com o longboard, espero em breve ter a oportunidade de estar com ela na água!!!

    ResponderEliminar

Publicação em destaque

Joselito o Shaper Kriol

Joselito do Rosário é um shaper Cabo-verdiano, estabelecido em Portugal e ultimamente tem se tornado proeminente na cena surf nacional. ...