Horace Silver

14:59




Filho de Pai caboverdiano, Horace Ward Martin Tavares Silver nasceu a 2 de setembro de 1928 na cidade de Norwalk Connecticut. 

Na década de 50 Nos anos 50, o pianista entrou no tour juntament com Stan Getz, passou a viver em para Nova York, onde conheceu e gravou com Miles Davis, associou-se também com Coleman Hawkins e Lester Young. Desde esse ano, e até 56, co-liderou com o baterista Art Blakey os Jazz Messengers, moldando o som do grupo com clássicos como "The Preacher" e "Doodlin”
 
Posteriormente envergou pela carreira a solo e gravou clássicos como "Sister Sadie", "Señor Blues", "Filthy McNasty" e "Song for My Father", “The Cape Verdean Blues”. Ao longo dos anos pelos seus grupos passaram Joe Henderson, Woody Shaw e os irmãos Randy e Michael Brecker, entre muitos outros músicos talentosos. Um dos maiores sucessos de Silver foi "Song for My Father", musica que compôs para o pai Caboverdiano, que conseguiu atravessar a barreira do jazz e ser gravado até por James Brown.

Horace Silver é tido como um dos músicos mais influentes da história do jazz, tendo sido o criador e mentor do estilo hardpop (estilo de jazz com fortes influencias do soul e do rythm & blues influenciando dois gigantes do jazz: Herbie Hancock e Wayne Shorter.), pianista entrecortado e percussivo, sua música é vigorosa e fortemente rítmica, reflexo da audível influência Kriola. Em 2006 lançou a autobiografia "Lets Get to the Nitty Gritty" ou seja “Vamos ao que interessa” em tradução livre.

Pouco conhecido e valorizado por aqui, avalie.

 

Mais aqui:Site Oficial 

Texto:Fninga
Imagens:Internet

You Might Also Like

0 comentários

Publicação em destaque

Joselito o Shaper Kriol

Joselito do Rosário é um shaper Cabo-verdiano, estabelecido em Portugal e ultimamente tem se tornado proeminente na cena surf nacional. ...