SOS LAGINHA

15:44




Cabo Verde é mesmo um País singular. Hoje em conversas com amigos chegamos à conclusão de que realmente que entre o nosso povo flui uma aura diferente, muito enraizado no espírito Africano, o cabo-verdiano têm um olhar diferente sobre o mundo, uma temporalidade única, uma forma quase que poética de se expressar, é só ouvir atentamente a nossa música. 
Entretanto parece que a nossa capacidade criativa está proporcionalmente atrelada a uma capacidade para o absurdo, e o absurdo desta vez são as obras que neste momento estão sendo efectuadas na icónica praia da Laginha, uma das mais emblemáticas da ilha de São Vicente.
Alguns anos atrás tive a oportunidade de presenciar in loco o verão São Vicentino e sinceramente não se compreende (desculpem a minha ignorância) a lógica desta obra, completamente contrária aos interesses da grande parte dos Mindelenses que a frequentam, tanto para banho como para as actividades lúdicas recreativas, o surf e bodyboard. Sendo uma praia situada dentro de uma cidade como é a cidade do Mindelo Laginha é ponto convergente para as pessoas das mais diversas aptidões sendo também uma “facilidade” para aqueles que não possuem de elevados recursos para a deslocação às outras praias distantes da ilha.


Igual ao caso de Ponta Preta é incompreensível a tomada de decisões que colocam em causa bens materiais e culturais tão significante para as comunidades locais, decisões que como já disse são contrárias ao interesse de quem é de direito decidir. As ondas que quebram nesta praia são as mesmas ondas que germinaram tantos talentos do bodyboard São Vicentino e Cabo-verdiano, estando nesta ilha localizada uma das mais bem organizadas associação desse tipo de actividade no País (Skibosurf).
Depois da Praia Negra (ilha de Santiago) e da ainda tentativa de construção do quebra-mar em Ponta Preta, parece que é a vez dos São Vicentinos e da praia da Laginha se confrontar com o total descanso das entidades competentes (eleitas por nós), e os surfistas em particular com o fantasma do desaparecimento de mais uma onda importante para a nossa cultura surf. O povo de São Vicente não está de acordo como está sendo feita a requalificação da praia da Laginha e estou com essas pessoas. Somos sim a favor de desenvolvimento mas sem colocar em cheque os valores que tanto prezamos e que fazem deste País um lugar único.

Mais informações aqui Daivarela

Texto:Fninga
Imagens: Fninga

You Might Also Like

0 comentários

Publicação em destaque

Joselito o Shaper Kriol

Joselito do Rosário é um shaper Cabo-verdiano, estabelecido em Portugal e ultimamente tem se tornado proeminente na cena surf nacional. ...