Concerto Tcheka

14:12




É incrível o carácter regenerador da arte, como se em doses homeopáticas os momentos contemplativos de uma pintura, o escutar atento de uma canção, pudessem resolver as nossa inquietudes internas e apagassem do mundo real as insanidades cometidas por esta raça humana. Digo isto porque em meio a tantas tribulações das últimas semanas, movimentos daqui, discussões dali, correrias acolá, houve pelo menos um momento em que se pode dizer, restitui em parte a minha fé neste País e nas suas gentes.

Esse momento foi o concerto do artista TCHEKA, musica enraizada na realidade rural de Cabo Verde, arte inspirada na terra, no mar, nos pescadores, nos agricultores, nas festas, nas alegrias, nas tristezas de um povo, enfim a vida (também a morte) dos Homens e das Mulheres simples desses pedaços de terra.

Fomos agraciados com uma musicalidade única, uma mescla do que de melhor se produz aqui em termos musicais. Tcheka como nenhum outro transpõe para a guitarra a sonoridade rítmica do batuque mesclada com funaná, uma pitada de jazz, e como se isto não bastasse embalado pela voz rouca e suave sob o acento do “krioulo” penetrante da ilha de Santiago. Cabo Verde no seu melhor. Obrigado Tcheka por cantar o quotidiano, das pessoas autênticas, que vivem segundo sistemas de valores que na nossa geração, aparentemente entraram em desuso. Aquelas pessoas que restituem a minha fé neste Pais e nas suas gentes.


Texto:Fninga
Foto:Adilson Ramos

You Might Also Like

0 comentários

Publicação em destaque

Joselito o Shaper Kriol

Joselito do Rosário é um shaper Cabo-verdiano, estabelecido em Portugal e ultimamente tem se tornado proeminente na cena surf nacional. ...