O Livro Eddie Would Go

15:12


“Surfar não é na verdade uma competição, é um estado natural. Você surfa para pegar as ondas. É como uma dança, uma comunicação entre você e o mar. E o objetivo é atingir uma harmonia com essa manifestação da natureza” – Eddie Aikau

Eddie Aikau é provavelmente um dos surfistas havaianos mais conhecidos no nosso meio, qualquer um que pega ondas já ouviu falar sobre ele, mesmo que de forma breve. Muitas opiniões giram em torno desse ícone do surf, que é realmente uma lenda, imortalizado na conhecida frase “Eddie Woulg Go” (Eddie iria, em referencia à sua atitude corajosa ao dropar as ondas grandes do North Shore). 

O livro “Eddie Would Go – A Historia de Eddie Aikau, herói Havaiano de Stuart Holmes Coleman” é imprescindível para aqueles que se interessam pela pessoa Eddie e pelo surf. Intenso e simples, não fala simplesmente de surf, é bastante histórico, retrata a vida da família Havaiana em que ele nasceu, têm reflexões sobre o localismo, assim como também o clima social da sociedade Havaiana da altura, devido ao desrespeito dos colonizadores à cultura ancestral desse povo, tornando o Havai um estado norte americano.

Em Waimea.
Como Salva vidas
Se preparando para embarcar no Hokulea, no fatidico dia
Esse personagem nasceu no dia 4 de Maio de 1946 no seio de uma família pobre Havaiana e começou a frequentar o North Shore indo de boleia. Não gostava muito de campeonatos mas participou de alguns e em 1977 na onda de Sunset Beach venceu o Duke Invitational feito em memória do seu Ídolo o Duke Kahanamoku. Ficou conhecido pela sua bravura e proeza nas ondas grandes de Waimea Bay mas também pela sua dedicação ao trabalho como salva vidas nas águas traiçoeiras da costa norte, admirado por muitos também pela atitude humilde e respeito que nutria pelos outros, característica herdada da cultura em que nasceu. 

Morreu em Março de 1978 quando fez parte da tripulação do Catamarã Hokulea, (réplica dos barcos que os seus ancestrais usavam para navegar entre o Havai e o Tahiti) navegando sem instrumentos de navegação ou outros recursos tecnológicos, guiado somente pelas estrelas, assim como os seus antepassados. 

Eddie Aikau era um excelente surfista e se tornou o símbolo do orgulho Havaiano, pelo surf e pelo ALOHA.

GIVE D ISLAND BACK TO THE PEOPLE MDFKAS

Saiba mais aqui: Eddie Aikau Foundation

Texto:Fninga
Imagens:Internet/Fninga

You Might Also Like

0 comentários

Publicação em destaque

Joselito o Shaper Kriol

Joselito do Rosário é um shaper Cabo-verdiano, estabelecido em Portugal e ultimamente tem se tornado proeminente na cena surf nacional. ...