Tudo calmo na Frente Ocidental

13:37

 


Sim eu sei, já faz algum tempo que não partilhamos algo por aqui. Mas convenhamos o verão não é a melhor época do ano em termos de ondas por aqui, e claro com o inicio do inverno sem grandes historias para contar, estivemos parados. Inverno adentro, para compensar quando as ondas finalmente chegaram, fomos ao outro extremo. 

Semelhante ao ano passado, estamos a ter o fenómeno meteorológico La Niña que tem como consequência períodos de muitas ondas e períodos de alguma calma. O que que foi precisamente o que aconteceu. Entre os locais, a conversa é de que não lembramos de um mês com tantas ondas, com certeza um dos melhores dezembros de que temos memoria, o que não deixou muito tempo para pensar em algo mais que seja surfar surfar e surfar. 

Durante o Mês inteiro, Foram vários swells em sequencia que mal permitiam tempo para descanso. Quando sentíamos no corpo o cansaço de 5 dias de taka taka, entravam mais ondulações e as previsões não davam sinais de diminuir. Para um lugar inconsistente como o nosso, ter uma sequencia de swells do tipo é um sonho. São também condições perfeitas para quem queria viajar, pois estavam garantidas no mínimo alguns dias de ondas.

Com bom timming também esteve Moncaliss, que depois de tantos anos sem surfar por estas bandas tirou o melhor proveito dos dias em esteve por aqui.

Quem pensou o mesmo foi o Francês, que mal viu a sequencia de swells prevista fez as malas esteve por aqui o mês todo. Nas malas trouxe a sua invenção, as quilhas S Wings. Ao contrario do que se acredita nós os surfistas não somos tão mente aberta, e essas quilhas parecem mais uma tentativa de reinventar a roda. Mas a verdade é que funcionam.

Por agora tudo calmo na frente ocidental, o mês de Janeiro e em grande parte Fevereiro, estivemos em um período sem ondas, talvez antevendo um tempo longo de calma depois da tempestade, esperemos que não. 

Com a perspetiva de termos na ilha a visita do campeonato mundial de Windsurf seria bom que tivéssemos de volta um pouco da magia do começo do inverno. Algumas ondulações estão a caminho, talvez antevendo um período em que não teremos muito tempo para pensar em algo mais que seja surfar surfar e surfar...esperemos que sim.





Texto: Fninga
Fotos: Fninga

You Might Also Like

0 comentários

Publicação em destaque

Joselito o Shaper Kriol

Joselito do Rosário é um shaper Cabo-verdiano, estabelecido em Portugal e ultimamente tem se tornado proeminente na cena surf nacional. ...