Na Natureza Selvagem

18:14




ESTE LIVRO É MUST PARA TODOS OS ESPÍRITOS INDOMÁVEIS.


“Caminha pela terra durante dois anos, sem telefone, sem grupos, sem animais de estimação, sem cigarros, a liberdade total... Um extremista um viajante esteta cujo lar é a estrada. Fugiu de Atlanta. Não devereis regressar, “porque não há nada melhor do que o oeste.” E agora, passados dois anos de vagabundagem, chega a aventura final e mais extraordinária, a batalha em tom de climax para destruir o falso ser interior e vitoriosamente concluir a revolução espiritual. Dez dias e dez noite de comboios de mercadorias e de boleias trazem-no para o grande norte branco. Sem jamais ter de voltar a ser envenenado pela civilização. Foge e caminha sozinho pela terra para se perder na floresta.”

Este foi o texto encontrado numa folha gasta de contraplacado, anteriormente usada para tapar uma das janelas quebradas do autocarro que o autor escolheu como lar durante uns meses. Muitos Provavelmente já viram o filme (“O Lado Selvagem” ou “Na natureza selvagem”) inspirado no livro comentado aqui, que em forma de narrativa conta os fatos reais da vida de Christopher Mc Candless.
 

Bem sei que não é um livro sobre surf e surfistas mas a essência é a mesma, tambem não vou fazer um relato do sucedido, pois isso retiraria a magia do livro e do filme para quem ainda não o viu, mas posso adiantar que o escritor Jon Krakauer resume neste relato a jornada de Mc Candless, um jovem que abandona um futuro confortável e abastado junto à civilização, renuncia à sua própria identidade e parte numa busca solitária a experiências que transcendam o materialismo do quotidiano, pretensões de alma que a maior parte das pessoas, (ofuscadas pelo excesso material) simplesmente fingem ignorar preferindo a segurança fictícia dessa sociedade neurótica e doentia... Como diria Thoreau: “a maior parte das pessoas vive uma vida de sereno desespero”.

Essa atitude mais tarde veio a encher a páginas dos jornais e gerou as mais controversas opiniões, aliás, algo bem visível toda a vez que vejo o filme ou comento com alguém diferente, cada um manifesta um ponto de vista diverso, aprovando, criticando de forma positiva ou não as decisões do jovem.

Pelo menos uma coisa é certa, é impossível manter-se imparcial perante um espirito tão intenso, rebelde e profundo, uma historia cativante que teria agradado a David Thoreau, Lev Tolstói, Jack London, Kerouac  e claro pela natureza daquilo que somos, agrada também a nós surfistas, espíritos livres apaixonadas pela natureza e que assim como Chris Mc Candless, querem aventura e uma liberdade que a sociedade actual não quer conceder às pessoas.  Leitura indispensável.



Foto: Fninga

Texto: Fninga

You Might Also Like

0 comentários

Publicação em destaque

Joselito o Shaper Kriol

Joselito do Rosário é um shaper Cabo-verdiano, estabelecido em Portugal e ultimamente tem se tornado proeminente na cena surf nacional. ...