Wax Amigos do Hambiente

16:16



Sem dúvida um dos maiores benefícios de uma prática como o surf é a intimidade e harmonia que estabelecemos com o natureza, o que fundo quer dizer nós mesmos, já que somos natureza também. Infelizmente em relação ao meio ambiente existem alguns efeitos secundários devido ao fabrico e uso de vários materiais, como as pranchas, capas, roupas, wax entre outras. 

Nem sempre todos estão conscientes do impacto ambiental que isso provoca e das opções conscientes que podemos fazer de forma a reduzir esse impacto, essa tem sido a inquietação de várias pessoas ligadas ao surf. Claro que algumas dessas pessoas têm preocupação genuína, enquanto que outras são atraídas pela simples estratégia financeira ligada aos rótulos “ecológico e natural”.

  
O uso de wax biodegradáveis pode ser uma dessas opções, em vez daqueles que são produzidos com produtos derivados do petróleo. Não pretendo fazer aqui nenhuma propaganda barata a nenhum produto ou marca, até porque não sou dono nem sócio de nenhuma surfshop e não ganho nada financeiramente com isso, o benefício está em divulgar essa informação, por mais pequeno que seja todos podemos dar o nosso contributo a um ambiente mais saudável.

Dos vários que devem existir no mercado, tenho conhecimento de três produtos interessantes:

Resultado de um exame quimico às ditas bio wax.
  
Sticky Bumps: A primeira barra de wax desenvolvida à base de soja, 100% livre de petroquímicos, embalada em papel 100% reciclado, printado com tinta de soja, pensada para ser ecológica desde o processo de produção até o seu uso, o fato de ser produzido com materiais biodegradáveis faz com que seja de alta durabilidade, não sujando ou amarelando com tanta facilidade quanto os feitos à base de petróleo. Já usei várias vezes e sempre percebo elogios por parte dos amigos que já usaram também, principalmente a questão da aderência. Disponível na versão “dayglo” com várias cores para quem gosta de dar nas vistas. Têm como principal defensor o surfista e também ambientalista Dave Rastovich. 





Para saber mais clique aqui www.stickybumps.com ou aqui em português.
Greenfix: Resultado de três anos de pesquisa GreenFix é o primeiro wax que não derrete ao sol resistindo a temperaturas até 60º nas fórmulas cool/warm e tropical. Fabricada a partir de produtos de origem natural (na maior parte cera de abelha), não toxica e livre de petroquímicos, além disso as empresas envolvidas no desenvolvimento fabrico e comercialização estão propositalmente todas próximas, uma forma de reduzir o impacto ambiental no transporte e dinamizar a economia local. Recebeu o prémio Eurosima como “Ecological Inovation Project 2009". O formato da barra permite uma aplicação em quadrículos aumentando assim o rendimento. Junto com os surfistas daqui começamos a usar no verão passado e foi extremamente positivo o resultado, a aderência é tão boa que mesmo no calor fica impossível surfar sem proteção… a não ser que sejas um metrosexual e estejas disposto a fazer uma depilação marítima. 
É encontrada facilmente na ilha.



Links: Greenfix ou aqui em português.




Rob Machado´s Organik Blend Surf Wax: Fabricada pela Bubblegum esse wax não só carrega o nome de Rob Machado com foi desenvolvida por ele mesmo. Feito também à base de fontes renováveis e naturais como óleo de coco, embalada em papel reciclado, a tinta usada no print é feita na base de soja e até a energia usada no print em si é proveniente de geradores eólicos, tudo isso aliado a um bom produto pois é um wax de boa qualidade. Uma parte dos fundos arrecadados com a venda do produto são direcionados para a Robmachadofoundation (www.Robmachadofoundation.org) que apoia várias organizações educacionais e ambientais. 

Pode ser encontrada nas formas warm/cool, cool/cold e tropical/base.


Link: Aqui

Texto:Fninga
Crédito das Imagens:Fninga/Internet
 

You Might Also Like

0 comentários

Publicação em destaque

Joselito o Shaper Kriol

Joselito do Rosário é um shaper Cabo-verdiano, estabelecido em Portugal e ultimamente tem se tornado proeminente na cena surf nacional. ...