Boa Vista Invitational - Ervatão

08:04

 



Comunidade significa, ser parte de algo maior de que ti mesmo.

Kaniela Stewart



Quando começou a sua pequena aventura, Ele nunca teria imaginado que essa viagem iria mudar a sua vida no âmago, sem poder prever o futuro nunca pensaria que muitos outros durante as proximas décadas também teriam as suas vidas alteradas pela mesma paixão ao mar. 

Me pergunto se teria Ele pensado que anos depois, essas ilhas teriam três campeões mundiais. Que teriamos um campeonato marcante na historia  do windsurf ? que as nosssas gentes inventariam uma nova forma de fazer kitesurf e as nossas ondas tomaria de assombro o mundo? 

Ficaria incrédulo que apesar de tanta realização a nivel internacional os nossos decisores e derigentes continuassem desatentos a essa realidade e que o País não teria um trabalho de base que possa dar continuidade a esse projecto? Isso nunca saberemos ao certo.

Mas pelo seu espirito aventureiro, conhecedor das potencialidades que temos, é bem provável que sim,  que Francois Guy sabia que o mundo um dia validaria o mesmo potencial que o fez se apaixonar por estas terras e mar.



A Associação Francois Guy existe ha pouco tempo mas ja dá sinais de querer mudar o panorama dos desportos náuticos na ilha da Boavista. Feita de gente que vive inserida nessa realidade, estão começando de forma modesta mas sólida, com ideias/projectos que visam engrandecer as potencialidades naturais e humanas da ilha. Impulsionar a prática por parte das mulheres e mexer com a consciência ambiental.

Um dos primeiros projectos é o BV invitational, um campeonato regional de Kitesurf, previsto para ser feito em 4 etapas, tendo a primeira sido realizada no dia 7 de fevereiro na praia de Ervatão. Apesar do desafio logistico dessa localização e das restrições do momento actual, a Associação mostrou um super nivel de organização e competência, proporcionando um ambiente comfortável para o público e os atletas. 

O aspecto competitivo em si foi interessante e mostrou que muito além do Sal, Cabo Verde têm na ilha Boavista um bom nivel de prática de kite.  Os atletas foram colocados à prova com a presença do Antonio Galvão e Matchu Lopes como parte do corpo de juiz, aspecto que engrandeceu a qualidade competitiva e o grau de exigência,  tendo em conta que critério que o  julgamento foi baseado nos padrões que eles estão acostumados a nivel internacional.
Romi de Jesus foi o vencedor da etapa, exibindo do inicio ao fim da competição um nivel de kitesurf, a meu ver que se destacava dos demais. Mas não sem antes ter de enfrentar na final o bom e experiente Yuri, que não lhe facilitou a tarefa.

Mais conhecido pelo surf do que kite, Jordi lima surpreendeu pelo seu nivel, um kitesurf visivelmente influenciado pelas sua conhecida linha de surf. Com um pouco mais de experiência competitiva, temos um sério candidato ao pódio no proximo ano. Outras boas exibições foram feitas por Kessy e Wesley, um heat curioso entre os irmãos Aldair e Tchiban, Sean que ficou pelo terceiro lugar, e os groms Santiago e Zany, que são as proximas promessas da ilha.
Haverá coisas que a Associação provavelmente fará melhor com mais experiência, tempo e apoio, mas já é visivel que é formada por uma base sólida, empenhada e que o fazem pelas razões certas. Os desafio serão vários, mas ja deram provas de que são capazes. 

Aguardando ansiosamente os proximos campitulos.
Com certeza Francois Guy, teria ficado orgulhoso da Associção que lhe carrega o nome. 




Texto: Fninga
Imagens: Fninga

You Might Also Like

0 comentários

Publicação em destaque

Joselito o Shaper Kriol

Joselito do Rosário é um shaper Cabo-verdiano, estabelecido em Portugal e ultimamente tem se tornado proeminente na cena surf nacional. ...