Já parou alguma vez para pensar que em todas as formas de veneração ou devoção, religiosa ou não, existem certos perÃodos que a nossa fé e fervor assumem uma intensidade diferente? PerÃodos que demandam mais de cada um de nos, como se tivéssemos que provar que realmente Amamos o objecto da nossa adoração?
Se fores Muçulmano a época do Ramadão, os Cristãos a Pascoa e para os HinduÃstas uma infinidade de festivais durante o ano. Apesar de serem épocas intensas nem sempre significam tempos fáceis, muitas vezes deixamos pedaços significativos do nosso bem-estar fÃsico, mental e social nos nossos cultos. Os Surfista que digam isso na sua relação com o Inverno.
Apesar de não ser uma pratica unicamente dessa estação do ano, o surf manifesta o seu esplendor durante esse perÃodo, quer pela consistência, quer pela qualidade das ondas. Essa afirmação não e um consenso já que existem lugares que ficam melhores na época mais quente do ano e pelo facto da cultura pop ter assimilado a imagem do surf ao verão, praia e sol. Se olharmos com cuidado para o Surf como uma Cultura os epicentros (excepto Malibu), Pipeline e o resto do north shore, jefreys bay, bells beach, rincon, uluwatu basicamente assumem as suas melhores caracterÃsticas no inverno onde estão inseridos.
O verão tornou-se a imagem de marca do surf por várias razoes, mas acredito que existam momentos fundamentais que delinearam essa ideia:
Pense na Califórnia como o lugar que disseminou o surf como uma cultura mundialmente e o pico Malibu (que funciona no verão) es as ondas incrivelmente perfeitas e adequadas ao tipo de pranchas e surf da época, tornou-se o centro da progressão, inovação, onde os melhores da época se reuniam (Miki Dora, Phil Edwards, Micky Munoz etc) e basicamente o estúdio onde Hollywood filmava todas as suas produções ligadas ao surf o que propagou a ideia do surf no verão quente e azul, em vez do resto da Califórnia no inverno frio e anterior a invenção do fato de surf por Jack Oneill.
O Filme Endless Summer (Verao sem fim). Tenha em conta que estamos a falar de um perÃodo anterior ao uso generalizado dos fatos de surf, e as aguas gélidas da Califórnia não eram por assim dizer muito convidativas durante os meses de inverno. Desse filme nasce a mentalidade do surfista que procura o Santo Graal (a onda perfeita) que obviamente significa viajar a procura de climas mais temperados e solares.
Por ultimo mas não menos importante o própria do Havai, o berço do surf e onde se situa o lugar particular que e o north shore. Areia branca, palmeiras ao vento, frutas tropicais, pessoas com pouca roupa e surf incrÃvel. Essa imagem idÃlica deu forma aos sonhos de gerações de entusiastas que fazem a peregrinação anual, bem como influenciou a visão mainstream do surf de verão, mas que inocentemente ignoram que no verão aquilo esta mais para lago do que mar.
Enfim o ideal seria o ano todo poder venerar os elementos, professar essa espiritualidade ligada as mares, ventos e movimentos da água, reverenciar os momentos que nos inspiram a vida e adicionam Sal a existência, que em certos perÃodos da nossa fé e fervor assumem uma intensidade diferente... Esses momentos têm o nome de Inverno.
Texto: Fninga
Imagens: Fninga